Governo da Paraba

 

Em Operação Especial, Imeq-PB apreende mais de 4 mil produtos irregulares sendo comercializados na PB

Em ação de fiscalização realizada no período de 6 a 10 de fevereiro, nossas equipes de fiscalização da área de Verificação da Qualidade apreenderam mais de quatro mil produtos irregulares sendo comercializados sem o selo de segurança e certificação do Inmetro.

 

Sem título

 

As equipes concentraram seus esforços nos municípios de Sapé, Soledade, Junco do Seridó, São Mamede, Patos e Juazeirinho. Na ação, foram apreendidas mais de duas mil unidades de canetas esferográficas e outras duas mil unidades de borrachas escolares. Além das canetas e borrachas, o Imeq ainda apreendeu produtos como extensões elétricas, plugues e brinquedos. Também foram notificados estabelecimentos comerciais que estavam vendendo eletrodomésticos como geladeiras, fogões e aparelhos de tv sem a etiqueta Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), que apresenta informações ao consumidor sobre o desempenho e consumo energético de alguns produtos, além de não apresentarem também o selo de segurança compulsória do Inmetro, que garante a qualidade e a segurança do produto.

 

Após as notificações e apreensões, os donos de estabelecimentos notificados tem até dez dias para apresentar a defesa, mediante entrega de nota fiscal dos produtos. “Caso isso ocorra, serão punidos os fabricantes dos produtos sem a certificação do Inmetro, e não os comerciantes”, explicou o gerente do Núcleo de Verificação de Qualidade do Imeq, Iremar Vilarim.

 

Além da apreensão, os fabricantes podem ser punidos com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. "O consumidor deve ficar atento na hora de comprar um produto sem certificação. Quando o produto não tem essa certificação significa dizer que não passou por nenhum teste de segurança. Uma extensão elétrica, por exemplo, pode colocar em risco a vida desse consumidor, com incêndios ou até mesmo choques”, completou o responsável pelo Núcelo de Verificação da Qualidade, Iremar Villarim.

 

Villarim destaca ainda que a participação do consumidor é de grande importancia pois muitas das ações de fiscalização nessa área são encaminhadas pela Ouvidoria do IMEQ-PB, através de denúncias feitas pelos consumidores que suspeitaram de alguma irregularidade.

 

Em caso de dúvida, informação ou mesmo denúncia, o consumidor deve entrar em contato com a Ouvidoria do Imeq-PB através do 0800-781-7411 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Encontre-nos nas redes sociais:

 

 instagram/imeqpb e  facebook/Imeq-Pb

 

 

 


Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba – IMEQ-PB
Av. Hilton Souto Maior, nº 4180 - CEP: 58.055-018  - Mangabeira VII – João Pessoa - Paraíba
PABX: (83) 3215.7400 / FAX: (83) 3215.7432 – C.N.P.J.  09.193.681/0001-26
Ouvidoria: 0800 281 7411