Governo da Paraba

 

IMEQ/PB fiscaliza a venda de produtos automotivos na Operação Especial Boa Viagem

Para garanti mais segurança aos condutores e passageiros que deveram viajar no período do carnaval, o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (IMEQ/PB) realiza, até o dia 10 de fevereiro, a Operação Especial Boa Viagem, na Região Metropolitana de João Pessoa e Campina Grande. Os produtos fiscalizados durante a operação, são rodas, baterias chumbo-ácido, freios hidráulicos, amortecedores da suspensão, buzinas, lâmpadas e carregadores elétricos de bateria até 30 amperes.

pneu


Os fiscais verificam nas lojas se os produtos estão dentro das normas estabelecidas pelo INMETRO. “Os produtos automotivos devem trazer obrigatoriamente informações do fabricante ou importador, como CNPJ, razão social e origem do produto. Já no caso dos produtos de certificação compulsória, devem ostentar o selo do Inmetro na embalagem”.

amortecedo

A certificação garante que os produtos não quasem acidentes aos condutores, desde que utilizados de acordo com as recomendações do fabricante. “Os produtos com exigência de certificação compulsória não podem ser comercializados sem o selo do Inmetro, podendo gerar autuação, apreensão e multas ao fabricante, ao importador e ao lojista.

 


Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba – IMEQ-PB
Av. Hilton Souto Maior, nº 4180 - CEP: 58.055-018  - Mangabeira VII – João Pessoa - Paraíba
PABX: (83) 3215.7400 / FAX: (83) 3215.7432 – C.N.P.J.  09.193.681/0001-26
Ouvidoria: 0800 281 7411